terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Removendo Kernel Antigo - Linux Mint 20 Ulyana e Ubuntu 20.04


Bom dia, galera. Tudo bem com vocês? Espero que sim.

Faz algum tempo que não posto nada aqui no blogger, né? Verdade verdadeira de verdade. O motivo disso é que acho que resolvi todos os problemas que tinha no meu sistema ou parei de usar mais o PC, pode ser isso também. Mas hoje precisei remover os Kerneis antigos que foram instalados de forma automática na hora da atualização, no entanto meu Ubuntu Cleaner não está mais removendo eles. Então, dei uma procurada pela web afora, uma googlada, e achei a dica que vou deixar abaixo para vcs.

Vamos lá.

Então, qual é a forma mais segura de remover kernels Linux antigos no Ubuntu? A resposta é o comando “purge-old-kernels”.

A página de ajuda do purge-old-kernels afirma que o comando não irá remover o kernel atualmente em execução.

Além disso, por padrão, ele irá manter, pelo menos, dois kernels. Mas você pode alterar o comando padrão, utilizando o parâmetro “–keep” (como por exemplo, “–keep 1” para manter apenas um kernel Linux).


Como remover kernels antigos no Ubuntu ou Linux Mint com segurança

No Ubuntu 16.04 e mais recente, o comando purge-old-kernels é parte do pacote Byobu. Para versões mais antigas do Ubuntu, ele está disponível com o pacote bikeshed.

Por isso, para instalar os pacotes e remover kernels antigos no Ubuntu ou Linux Mint com segurança, você deve fazer o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Verifique a versão do seu sistema usando o seguinte comando;

lsb_release -cs
lsb_release -rs


Passo 3. Se seu sistema for um Ubuntu 16.04 ou mais recente (20.04), Linux Mint 18 (20/Ulyana) e derivados, instale o pacote com esse comando:

sudo apt install byobu


Passo 4. Para as versões do Ubuntu anteriores 16.04, Linux Mint 17.x e derivados, use este comando;

sudo apt install bikeshed

Uma vez instalado, você pode remover os kernels Linux antigos no Ubuntu (ou Linux Mint) em desktops ou servidores, usando o seguinte comando;

sudo purge-old-kernels





edivaldobrito.com.br/remover-kernels-antigos-no-ubuntu/

0 comentários:

Postar um comentário