segunda-feira, 28 de maio de 2018

Como instalar o MDM no Ubuntu 18.04


Bom dia, senhores.

Hoje vim lhes repassar uma dica muito bacana para quem gosta de usar o MDM como gerenciador de login, assim como eu também gosto.



Há uns dias eu atrás, por gostar muito do MDM, tentei achar a dica na internet para instalar no meu Ubuntu 18.04, mas não encontrei em lugar nenhum. Porém ao testar o PearOS 2018, que tem como base o ubuntu 18.04 observei que ele usa esse gerenciador. Bom, ao perceber isso, tentei pegar o gerenciador, apenas baixando os pacotes do mdm, mas ele necessita de algumas pacotes extras que só existem naquela distro. Então localizei de onde o PearOS busca seus pacotes e instalei no meu ubuntu, que funcionou de forma perfeita, no primeiro momento.



Antes de seguir com a dica, deixo uma ressalva importante, quando atualizei meu sistema pelo terminal, via update e upgrade, o meu Ubuntu ficou meio louco, inclusive se auto-nominando como PearOS7, entre outros bugs chatos. Mas o mdm ficou instalado maravilhosamente bem, inclusive funcionando o tema html, que gosto tanto.

Imagem de alguns bugs que encontrei e não gostei...

VLC não aceita o tema do sistema.

QBitorrente não aceita o tema padrão do sistema, inclusive os ícones ficaram todos cagados.


Pasta com temas html...




Dessa forma, se vc ainda quiser testar, e correr o risco de bugar seu ubuntu, deixo abaixo a dica de ouro.



Como instalar o MDM no ubuntu 18.04 e derivados.


01 - Abrir source.list do ubuntu.

sudo pluma '/etc/apt/sources.list'


02 - adicione as seguintes linhas:

# list do pear os linux, por nodes 2018
deb http://apt.pearllinux.com rolltide main import upstream backport 
#deb-src http://apt.pearllinux.com rolltide main import upstream backport 


03 - adicione a chave gpg do PearOS.

sudo apt-key adv --keyserver keyserver.ubuntu.com --recv-keys 99DAC5A557FF34FD


04 - Atualize.

sudo apt-get update
sudo apt-get install mdm mdm-themes



Pronto. Mas ainda tem um coisa...


05 - Como quinto passo, eu recomendo voltar aos passos 1 e 2, e remover as linhas adicionadas no 2 passo. Em seguida atualize seu apt com o comando abaixo.

sudo apt-get update


Agora sim, eu acho que tudo estará correndo como esperado.

Para testar basta configurar seu MDM como de costume e finalizar a sessão, onde o MDM deverá estar gerenciando o login do seu Ubuntu.








Como alternar entre o MDM e LightDM e outros gerenciadores de login no Ubuntu e derivados.


sudo dpkg-reconfigure gdm





nodesbr2018

0 comentários:

Postar um comentário